TELEFONE:

+55 (11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Cj. 614 - Limão / São Paulo - SP
imagem

ONA lança novo manual de certificação de serviços para saúde

Foi lançada na noite do 26 de novembro, na sede da ONA, a nova edição do Manual de Certificação de Serviços para a Saúde – Selo de Qualificação, que entrará em vigor em janeiro de 2020. O documento conta com os padrões nacionais de qualidade e segurança para empresas de facilities.

O evento contou com a presença do presidente da ONA, Cláudio José Allgayer, do superintendente técnico, Péricles Góes da Cruz, do superintendente administrativo financeiro, André Ruggiero e Vera Queiroz Sampaio de Souza da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Paulo Aparecido Brandão da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); membros do Conselho de Administração, além de colaboradores da ONA, representantes das IACs - Instituições Acreditadoras Credenciadas e entidades do setor da saúde que participaram da elaboração do manual.

“Para nós é motivo de alegria e orgulho construirmos a entidade que lidera grandes transformações em nosso país, na jornada da melhoria contínua da qualidade assistencial e da segurança do paciente”, comentou Cláudio José Allgayer em seu discurso durante o lançamento do manual.

Na ocasião, o superintendente técnico da ONA, Péricles Góes da Cruz, destacou a qualidade técnica do documento. “Este manual servirá como um guia náutico para as organizações de saúde no sentido de buscar a qualidade do atendimento, da segurança do paciente, foco no paciente, e claro, para que possam alcançar a certificação”, comenta Péricles Góes da Cruz.

Para o superintendente, a certificação dos prestadores de serviço também tem um reflexo positivo nas organizações de saúde contratantes, pois mostrará um resultado concreto do investimento destas instituições na segurança e na qualidade do atendimento para os seus pacientes.

Homenagem

A atualização do Manual de Certificação de Serviços para a Saúde – Selo de Qualificação foi liderada e desenvolvida por um comitê formado pelos profissionais da área técnica da ONA e por representantes do setor de facilities e das IACs, especialistas na área e associações setoriais.

Aqueles que contribuíram para a elaboração do manual foram homenageados durante o evento com um certificado de participação. 

O que muda 

O novo manual voltado para área de facilities atualiza os padrões nacionais de qualidade e segurança para processamento de roupas, dietoterapia, manipulação e esterilização de materiais. Outros três novos serviços de apoio também passam a ser contemplados: nutrição de produção e clínica, higienização e engenharia clínica. 

Além de contar com novos serviços, a edição atualizada traz requisitos que contemplam tanto as etapas de execução das atividades quanto as de planejamento e gerenciamento, como dimensionamento de recursos, insumos e equipamentos, sustentabilidade e eficiência operacional. A metodologia de avaliação, por sua vez, passa a ser mais objetiva – agora, para receber o certificado, as instituições precisam atingir a pontuação mínima de 85% de conformidade por padrão.

Para mais informações, entre em contato com a ONA pelo e-mail ona@ona.org.br ou no telefone (11) 3121-3232.

Fonte: ONA

logo