TELEFONE:

(11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Rua Vicente Listo, 32 – São Paulo /S.P. – Cep: 02856 – 090
imagem

HOSPITAIS FILANTRÓPICOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE ALERTA COM FALTA DE MEDICAMENTOS

Santas Casas e hospitais filantrópicos do estado de São Paulo enfrentam grave situação para manter os atendimentos, com a escassez de medicamentos sedativos e anestésicos, conforme alerta a Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo). Há hospitais com estoque para apenas três dias e outros que estão suspendendo procedimentos eletivos e oficializando o Ministério Público sobre a situação.

A questão torna-se ainda mais delicada no atual momento da pandemia, uma vez que os medicamentos para sedação são utilizados no processo de intubação em pacientes com complicações decorrentes da Covid-19.

Os laboratórios responsáveis pela fabricação dos itens alegam falta de matéria-prima para a produção. Entre as razões para a dificuldade, justificadas pelas indústrias, estão a alta dos preços dos princípios ativos, geralmente importados, que subiu com a elevação do dólar e a crescente demanda mundial por esses tipos de medicamentos, em função da pandemia.

“O desabastecimento de sedativos e anestésicos é grave e urgente. Com os casos de Covid-19 aumentando, se a situação não for normalizada em até uma semana, os hospitais ficarão sem suprimentos e será o caos”, alerta o presidente da Fehosp, Edson Rogatti. “Todas as medidas aplicáveis à Fehosp estão sento tomadas e pedimos às autoridades e entidades a urgência de providências para que os atendimentos aos pacientes – que não podem esperar -, continuem sendo feitos”, completa.


Portal Hospitais Brasil

logo