TELEFONE:

+55 (11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Cj. 614 - Limão / São Paulo - SP
imagem

FEHOSUL instala Conselho de Relações de Trabalho e Sindicais

No dia 21 de outubro, a Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) instalou o seu novo órgão denominado Conselho de Relações de Trabalho e Sindicais (CRTS/RS), em parceria com a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). O vice-presidente da CNSaúde e deputado federal, Pedro Westphalen e o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, prestigiaram a abertura da atividade. O encontro antecedeu a palestra de Marinho no evento Seminários de Gestão: As Reformas e a Sustentabilidade do Setor da Saúde, promovido pela FEHOSUL e realizado no mesmo dia, no período da tarde, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Dentre as prerrogativas do CRTS/RS estão a promoção de estudos da legislação e da jurisprudência trabalhista, previdenciária e sindical; formulação de estratégias de ação e sugestão de aprimoramentos legislativos; orientação e aprimoramento do ambiente negocial coletivo; e ainda, a busca por maior coesão na aplicação da legislação e normas da esfera trabalhista, sindical e previdenciária.

Ações colaborativas

O presidente da FEHOSUL, Cláudio Allgayer, fez um alerta aos dirigentes e técnicos de hospitais, clínicas e laboratórios presentes: “como entidade representativa do setor, devemos contribuir com o atual governo federal, que vem tendo um comprometimento com o Brasil, como outros governos não tiveram no passado. A participação de vocês neste Conselho [Relações de Trabalho e Sindicais], terá papel fundamental para a construção de soluções que impactam a sustentabilidade de nossas organizações. Este canal, também servirá para levar aos nossos filiados, a orientação correta referente às iniciativas de modernização e desburocratização que estão sendo implementadas. Muitas novidades estão surgindo, e precisamos estar atentos às novas leis, normas e regras que estão surgindo a partir da implementação das reformas em curso e entendimentos do judiciário. ”

Allgayer enalteceu o trabalho da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), da qual a FEHOSUL é filiada. “A gestão do presidente Breno Monteiro tem possibilitado uma maior visibilidade de nossas demandas junto aos poderes, com canais de diálogo importantes. A ideia é que, através deste Conselho [CRTS/RS], inaugurado hoje, disponibilizemos um braço de apoio ao trabalho que a CNSaúde vem fazendo em Brasília, fornecendo subsídios como dados e informações, estudos e sugestões”, destaca Allgayer.

Rogério Marinho

Rogério Marinho relatou aos presentes o trabalho integrado no Ministério da Economia (no início do governo Bolsonaro, foi extinto o Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência, sendo incorporado ao da Economia) e as múltiplas medidas, de natureza infralegal que estão sendo impulsionadas pelo governo federal.

Segundo Marinho “somente no primeiro semestre do corrente ano, o PIB público decresceu em 0,5% ao passo que o PIB da área privada cresceu 2%”, afirmou. “Nosso esforço visa reduzir a dívida pública, reformar a Previdência, estabelecer novo pacto federativo, implementar profunda reforma administrativa e tornar realidade microreformas de ordem infralegal, entre outras medidas. Estas iniciativas estão melhorando o ambiente de negócios no país”, afirmou Marinho.

Fonte: Fehosul

logo