TELEFONE:

+55 (11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Cj. 614 - Limão / São Paulo - SP
imagem

De que forma as novas tecnologias para a saúde irão influenciar no futuro dos hospitais?

O setor de saúde já está sendo aprimorado com o uso cada vez maior de objetos conectados à grande rede e as tendências e inovações chegam nas tecnologias voltadas para o cuidado com o paciente, que visam revolucionar a medicina e a vida dos pacientes.
 
Em pouco tempo será possível acessar dados de saúde e todo o histórico de pacientes a qualquer hora, em qualquer lugar, com base em informações de dispositivos conectados. E desta forma, as idas aos consultórios poderão ser reduzidas significativamente.
 
A Internet das Coisas é obrigatória quando se fala dos avanços e as tendências tecnológicas na área da Saúde. E os números de crescimento dessas aplicações são impressionantes, segundo levantamento do International Data Corporation (IDC), até 2020 o mercado mundial de solução para a Internet das Coisas deve movimentar US$ 7,1 trilhões.
 
Outra aposta é a ideia do próprio paciente ter autonomia em relação a sua saúde, com os chamados Personal Health Recorder (PHR). O cruzamento de informações de diversas fontes e tecnologias ajuda a acelerar os diagnósticos, disponibilizando assim aos pacientes as informações mais relevantes de sua saúde.
 
A impressão tridimensional também promete mudar as estruturas dos materiais e equipamentos médicos, assim como reduzir muito os custos. Com essa tecnologia, os pacientes também vão sair ganhando, pois permitirá a produção de itens personalizados, adaptados perfeitamente às necessidades fisiológicas de cada paciente.
 
Confira algumas outras tendências para o Hospital do Futuro, que foram mencionadas por Pablo Borràs, senior associate do IESE, durante o 5º Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp):
 
Envelhecimento irá desafiar os hospitais – o aumento da demanda por serviços de saúde e a escassez cada vez maior de recursos farão com que os hospitais façam mais com menos, focando em qualidade e eficiência.
 
Novo escopo de serviços – os hospitais líderes passarão a oferecer serviços além dos convencionais, como medicina personalizada, diagnóstico com base em genoma e farão o manejo de doenças crônicas e programas de prevenção.
 
 
Centros de Inovação e Tecnologia – as organizações líderes serão as principais impulsionadoras da inovação em serviços e desenvolvimento tecnológico.
 
 
Pesquisa e educação como resultados-chave – os líderes permanecerão como os principais centros de pesquisa, educação e treinamento de novos profissionais, gerando conhecimento e unificando o papel na formação de novas lideranças.
 
 
Profissionais de saúde na governança hospitalar – médicos e outros profissionais desempenharão funções diferentes e terão papel mais ativo na estratégia e no gerenciamento das organizações.
 
 
Times serão orientados por processos – para acompanhar a nova configuração das instituições, o modelo organizacional se transformará e passará a ser orientado por processos.
 
 
Hospitais mais conectados – pacientes passarão cada vez menos tempo nas dependências do hospital. Os profissionais farão monitoramento à distância ou mesmo em domicílio.
 
 
Inovação centrada no paciente – as instituições irão redesenhar a experiência de serviços, de modo a se tornarem centradas nos pacientes. Times multidisciplinares irão dialogar com pacientes para aumentar a qualidade do cuidado, engajamento e satisfação.
 
 
A realidade é que a ciência e o avanço da medicina irão transformar o papel e a imagem dos hospitais. Os avanços em tratamentos e diagnósticos, a presença cada vez maior da robótica da medicina e a mudança da pirâmide etária do país exigem um novo perfil de hospital.
 
Mas será que os hospitais atuais estão preparados para lidar com as mudanças de paradigmas? Fica essa questão.
 
 
 
logo