TELEFONE:

(11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Rua Vicente Listo, 32 – São Paulo /S.P. – Cep: 02856 – 090
imagem

Cosaúde discutirá diretrizes sobre procedimentos em partos cesarianos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará no dia 1º de julho, no Rio de Janeiro, a 22ª Reunião do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde). No encontro, os membros do Comitê debaterão a inclusão de diretriz de utilização para os procedimentos de agendamento de parto cesariano e consulta com profissional de enfermagem obstétrica na saúde suplementar. As medidas têm como objetivo incentivar a prática do parto normal e reduzir as cesarianas desnecessárias na saúde suplementar.
 
Carla Soares, gerente-geral de Regulação Assistencial, será uma das palestrantes e esclareceu sobre a relevância do tema, destacando a responsabilidade social que o grupo terá na tomada de decisões. “Este é um tema que certamente afetará milhares de indivíduos e por isso é essencial que possamos ouvir a sociedade e trazer o debate de forma consciente, para que consigamos alcançar os propósitos regulatórios”.
 
Desde 2004 a ANS mostra preocupação com o tema e tem atuado para sensibilizar o setor e a sociedade sobre o excessivo número de cesarianas desnecessárias realizadas no país. Entre as ações e medidas implementadas estão a elaboração de materiais educativos e a disseminação de experiências bem-sucedidas para redução de cesarianas e melhor assistência materno-neonatal; a criação de indicador no Programa de Qualificação, com melhor pontuação para operadora com menor proporção de partos cesáreos; a inclusão, no Rol da ANS, de cobertura da presença de acompanhante durante o pré-parto, parto e pós-parto imediato e a cobertura para parto realizado por enfermeira obstétrica; e a implementação do projeto Parto Adequado, que tem estimulado a adoção de modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, iniciativa que já evitou a realização de 20 mil cesarianas desnecessárias.
 
A reunião do Cosaúde será transmitida ao vivo pelo aplicativo Periscope (@ans_reguladora) das 9h às 17h.
 
Serviço:
22ª Reunião do Comitê Permanente de Regulação de Atenção à Saúde (Cosaúde)
 
Data: 1º/07
 
Horário: 9h às 17h
 
Local: Unidade de Ensino do Hospital Albert Einstein – Rua do Passeio, 42
 
Fonte: ANS
logo