TELEFONE:

+55 (11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Cj. 614 - Limão / São Paulo - SP
imagem

ANS abre cadastro dos hospitais ao Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) inicia cadastramento de hospitais interessados em participar do Programa de Monitoramento da Qualidade. Todos os hospitais que atuam na saúde suplementar estão convidados a preencher o formulário de pré-inscrição para participar do programa.    

O Programa visa incentivar a melhoria da qualidade dos serviços por meio de indicadores que possibilitem o monitoramento e avaliação do desempenho e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares.   
 
A gerente de Estímulo e Inovação à Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, explica que o formulário de pré-inscrição está aberto a todos os hospitais, no entanto, por questões operacionais, o ingresso no programa será gradual. “Na primeira fase do programa vamos selecionar os hospitais gerais com ou sem Unidade de terapia intensiva, que tenham acreditação ou certificação válidas, posteriormente, em uma próxima fase, o programa será ampliado para os demais hospitais”, comentou Ana.
 
A importância da Acreditação/Certificação é garantir que os hospitais participantes já tenham um nível de organização de seus processos, bem como de estrutura de TI, que possibilite a coleta e o envio de dados bem estruturados e confiáveis. 
 
Sobre o programa ​ 


Em janeiro de 2022, a ANS iniciará a coleta mensal de indicadores de qualidade hospitalar através do Sistema de Indicadores Hospitalares (SIHOSP). Os hospitais participantes do Programa informarão os dados do painel geral de indicadores mensalmente e a ANS fará as análises dos resultados preliminares semestralmente. A divulgação será anual, conforme a metodologia de comparabilidade criada pelo Consórcio Nacional de Indicadores Hospitalares. Apenas no primeiro ano, está prevista a divulgação dos resultados preliminares após seis meses, em junho de 2022. 

Fonte: ANS 

 
logo