TELEFONE:

+55 (11) 9.7622 - 0812

LOCALIZAÇÃO/CORRESPONDÊNCIA:

Av. Nossa Senhora do Ó, 865 - Cj. 614 - Limão / São Paulo - SP
imagem

09 de Junho - Dia da Imunização

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as vacinas em dia, diminuindo a probabilidade de contrair enfermidades (como a caxumba, sarampo, gripe, tétano, entre outras).

O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações, com a ideia de estabelecer um calendário nacional de vacinação contra as principais doenças.

Um pouco de história:
A primeira vacina de imunização foi criada pelo médico britânico Edward Jenner, em 1796, quando descobriu como imunizar as pessoas ao vírus da Varíola.

As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entram em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta ao vírus ativo de terminada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

Atualmente existe um movimento de pessoas que são contra a vacinação e não levam seus filhos para se vacinar. A OMS alerta que a imunização salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso e mais economicamente viáveis.

Sendo assim, a vacina ainda é o melhor método para evitar doenças que já mataram milhões em todo o mundo e agora estão extintas.

Continue cuidando da sua saúde!

logo